sábado, 21 de janeiro de 2012

48 - Escolas de Mistérios




"Escolas de mistérios são as detentoras do misticismo antigo e as guardiãs de todos os segredos da Humanidade!"

Desde a remota antiguidade os pensadores ocultistas e teurgos reuniam-se às escondidas, nem sempre por imposição governamental. Na maioria das vezes para estar dis- ante dos olhares dos curiosos, a fim de receber instruções nas chamadas escolas de Mistérios.

Quase sempre os iniciados eram escolhidos.

Em pleno século XXI, pouco se sabe a respeito dos temas ratados.

No antigo Egito, na índia e na Grécia, estas reuniões tinham maior amplitude, quase sempre sofriam discriminação da casa sacerdotal, que via nessa diferente forma de pensar uma carreira para as religiões oficiais. Não podemos nos esquecer de que era um período no qual o sistema era teocrático (governo de Deus), e o imperador era descendente dos deuses.

As chamadas escolas de mistérios ou filosóficas encontraram na Grécia um grande apoio e muita força. Platão, o grande pensador, mostrou-se inteiramente a favor da espiritualidade, assim como outros importantes pensadores dessa época.

Muitas dessas escolas foram perseguidas e até destruídas; outras venceram o tempo e as políticas locais e encontram-se firmes até hoje, milhares de anos após fundadas. Observemos que algumas delas perderam o real registro de sua data de iniciação.

Como não é nosso objetivo estendermo-nos além do necessário, iremos apresentar uma das mais importantes escolas:

AMORC: Antiga e Mística Ordem Rosa Cruz, uma das maiores, senão a maior, e mais tradicional ordem iniciática e filosófica do mundo. Sua origem antecede em muito o Cristianismo, já que provavelmente deu-se no antigo Egito quando o faraó era Amenófis IV ou Akenaton (o servidor de Aton).

Em seu quadro de afiliados constam centenas de importantes filósofos de nossa história, assim como cientistas renomados.

Provavelmente a AMORC perdeu seu elo por alguns séculos, mas voltou a ganhar forças com Cristhian Rosencreuze, que tendo morrido manteve seu corpo intacto por 120 anos.

A Rosa Cruz hoje está presente em quase todos os países do mundo, inclusive nos que antes havia a chamada Cortina de Ferro. Sua importância como pioneira fez com que dela, ou de sua raiz, nascessem outras escolas iniciáticas.




Nenhum comentário: