sábado, 21 de janeiro de 2012

47 - Tarô



"O jogo dos magos que tem uma história tão antiga quanto o misticismo."

Composto na maioria das vezes por 78 cartas, divididas em cinqüenta e seis que compõem os arcanos menores e vinte e duas que representam os maiores.

O tarô tem seu surgimento obscurecido pelas diferentes escolas de mistérios, mas a maioria delas alega que ele é de origem egípcia e difundiu-se entre os cabalistas judeus até que 2m meados do século XVIII ganhou toda a sua força na Europa. Não há dúvida que o tarô foi levado para a Europa pelos espanhóis e disseminado pelos ciganos.

Eliphas Levi foi um dos estudiosos do tarô, e um afirmador de sua origem egípcia. Ele conseguiu ainda encontrar a semelhança entre as 22 letras dos arcanos maiores com o alfabeto hebreu: os 22 caminhos da árvore da vida. Esta tese reforça a origem milenar do tarô e sua conotação cabalística.
O tarô não pode ser considerado um jogo, mas deve ser visto como uma "tiragem" que apresenta o momento do consulente. Pode ainda ser visto como uma forma de abordagem junguiana.

Durante o chamado século das luzes, no qual surgiram os grandes estudiosos da cabala e da magia, o tarô representava um trunfo do poder. Todo aquele que se dissesse mago ou estudioso das artes místicas deveria conhecer profundamente os segredos do tarô.

Hoje, lamentavelmente, essa peça fundamental da cabala perdeu muito de sua importância em razão do crescimento desenfreado de um número muito grande de "tarólogos", que nada sabem das tradições, nada conhecem da cabala, mas utilizam- se do tarô como meio de vida.

Vemos no meio das ruas, das grandes avenidas e metrópoles um imenso número de falsos místicos, vestidos como ciganos, se impondo como renomados guardadores dos segredos dessa arte. Às vezes perguntamos atônitos, será que eles crêem de fato em seu poder? Será que a falsidade de vez em quando sobe na cabeça de tal maneira que eles se julgam capazes? Acreditamos que sim.


Os 22 e dois arcanos maiores: 

01 - O mago
02 - A papisa
03 - A imperatriz
04 - O imperador
05 - O papa ou hierofante
06 - O enamorado
07 - O carro 
08 - A justiça 
09 - O eremita
10 - A roda da fortuna
11 - A força 
12 - O sacrifício
13 - A morte
14 - A temperança 
15 - O diabo
16 - A torre
17 - A estrela
18 - A lua
19 - O sol
20 - O julgamento
21 - O mundo
22 - Saturno

Nenhum comentário: