terça-feira, 10 de janeiro de 2012

06 - Energias

"Energia é o combustível que dá vida ao inanimado."
 

Energia, força vital que vem do Criador e se transmuta no homem gerando vida.

Quantas vezes ouvimos o termo energia? Muitas vezes questionamos sua importância ou mesmo sua existência. Isso porque nosso sistema mental tem dificuldades de relacionar e decodificar aquilo que não percebe diretamente. A energia é imperceptível, mas fundamental; sem ela, não existiria vida nem movimento.

Muitas técnicas, outrora místicas, hoje reconhecidas por vários segmentos científicos, adotam a cura simplesmente pela equalização das energias. É o caso da acupuntura, da terapia dos cristais, do Reiki e tantas outras que passaram a ver o homem como um ser energético e ligado diretamente ao Criador.

A energia circula pelo organismo pelos canais próprios chamados meridianos e é captada por pontos energéticos denominados chakras, daí encaminha-se para os diferentes órgãos e se processa no organismo gerando força-vital.

Toda matéria é formada pela energia do espírito, que a reveste e a transmuta a cada segundo. "Nada é como foi há um segundo." Isso se deve ao fato de estarmos constantemente em uma mudança estrutural, as vibrações vindas do plano divinal, à cada acorde, mudam a vida em seu ponto formal.

Existem vários tipos de energias, nesse manual daremos importância àquelas mais conhecidas e que têm ligação mais direta com o misticismo.

a) Energia Telúrica: é a que vem da terra, penetra por nossos pés e percorre nosso corpo. É fundamental para nosso equilíbrio energético, mas muitas seitas a vêem como sendo negativa, uma forma de energia maligna e prejudicial, própria das forças mais baixas do Universo. Afirmamos que isso é fictício, meramente especulativo e sem qualquer conotação mística ou científica.

b) Energia Cósmica: é a captada do alto, do céu, do Sol, das estrelas, dá-nos saúde e vigor, equaliza nossas forças e percorre todo o nosso sistema orgânico.

c) Energia Hereditária: segundo os tratados chineses de acupuntura, é a responsável pela formação dos rins e da sexualidade. Essa energia nos é passada pelos pais no momento em que somos gerados.

d) Energia do Fígado: é onde habitam os sentimentos. Para quem lida com energia, é claro o processo de armazenamento no fígado de todas as emoções, pois não acontece seu revezamento.

Poderíamos ficar horas discorrendo sobre as energias e suas formas de ação, mas esse não é o objetivo deste livro. Para nós, o mais importante é que o leitor identifique que as energias são o combustível da vida e nos permitem desenvolver o trabalho cotidiano.

Ainda dentro desse tema, podemos dizer que as grandes magias nada mais são que a transmutação energética dos seres pela visualização constante. Muitos bruxos da Antiguidade afirmavam que os chamados Vampiros Energéticos aprovei-tam-se de determinados momentos de baixa resistência energética para destruir-nos.

O homem é um ser energético!

A existência das energias, hoje, pode ser captada e comprovada por diversos aparelhos:

* Pêndulos de cristais, madeira ou latão;
* Aurímetros;
* Aurimeters;
* Equipamentos elétricos muito sofisticados que captam a baixa resistência elétrica dos pontos energéticos.

Os chineses foram os grandes precursores do estudo das energias. O Tao talvez seja o tratado mais antigo do mundo. Representado pelo Yin e Yang, mostra-nos perfeitamente a dualidade do ser e a ciclicidade energética no macro e microcosmos. Além disso, a integração energética vai de um a outro sempre circulando, ora sendo yin, feminina, ora sendo yang, masculina.

Lao-tsé, o criador do Tao, é inexplicável em suas escriturações, mas muito profundo no que tange à transformação das energias e à incorporação de uma na outra.Analisando o próprio Universo chegamos à conclusão das verdades de Lao-tsé, quando o dia vai-se a noite o engole, o calor dissipa-se com a chegada do frio, as trevas englobam a luz ou vice-versa. A essência dessas mudanças é sempre a mesma, a divina, pois ocorre mudança energética sem que haja mudanças de estado.

"Somos feitos de energia pois nossa aurora não é material, mas sim astral."

Nenhum comentário: