quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

16 - Chakras

"Os pontos maravilhosos que atuam no nosso ser."


Chakras são pontos de captação energética localizados em nosso corpo físico, mas de forma invisível aos olhos. A palavra chakra vem do sânscrito e significa círculo, roda, movimento. Na índia é visto como a flor energética. Cada chakra está associado a uma glândula ou órgão, capta energia do meio e a conduz pelo corpo.

Além dos chakras convencionais que relataremos a seguir, os chamados principais, temos uma infinidade de outros pontos que fazem em menor ou maior escala essa mesma função. São chamados subchakras.

A medicina ayurvédica dá importância vital ao perfeito funcionamento dos chakras, pois eles são os responsáveis diretos pela manutenção da saúde e energia vital do organismo.

Os chakras possuem dois movimentos:

a) Giro centrífugo, para fora do corpo. Energia Yin.
b) Giro centrípedo, para dentro do corpo. Energia Yang
 

Os chakras estão diretamente ligados à aura, e suas funções, assim como as da aura, podem sofrer modificações, dependendo do estado de espírito da pessoa. Causas como choques emocionais, friagens e muitas outras interferem diretamente no processo de captação energética e troca com o meio.

No Ocidente, pouco ainda se conhece sobre esses importantes centros energéticos inseridos em nosso corpo, talvez por não serem fisicamente comprovados. Nós, ocidentais, filhos de uma civilização nova, precisamos ver para crer, temos dificuldades em nos relacionar com aquilo que não é palpável ou fisicamente apresentável. Por mais místicos ou ocultistas que nos digamos, ainda estamos muito longe de crer no invisível e de compactuarmos com forças abstratas.

Nenhum comentário: