quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

11 - Ressurreição

"Chegar a Deus é possível, este é o Piano Divino."


Após a morte física ascendereis a um plano de onde não mais tereis que retornar, estareis no Paraíso ou no Inferno. (S. Luís)

Esta é a teoria âncora das chamadas religiões ou filosofias ressurreicionistas. Entre elas podemos citar a Igreja Católica Apostólica Romana e a maioria das Igrejas Evangélicas espalhadas pelo mundo. Essas religiões adotam a Bíblia como fonte única de fé e a interpretam segundo o ponto de vista do julgamento final.

O ressurreicionismo é uma teoria forte, que obriga o homem a seguir o Dharma agora, hoje, sempre, sob pena de perder sua alma imortal em sofrimentos atrozes. Ressurreição significa literalmente ressurgir (do pó virar luz), mas segundo as tradições religiosas esse renascimento não se dará neste mundo material, mas sim em um plano de espera e aperfeiçoamento (talvez o chamado purgatório), em que finalmente ocorrerá o julgamento final. Aos justos caberá a glória de viver no paraíso, sem dores ou preocupações; afinal, estarão sob a proteção Eterna do Pai. Aos injustos, os horrores e os sorri mentos.

A teoria ressurreicionista é muito ampla e tem seus méritos. Como já foi dito impõe o Dharma de forma rude e não permite deslizes. O Génesis aponta o homem como um ser caído, ou seja, rompeu com a Lei imutável, e que desde a época de Adão teria se indisposto com Deus. Dessa maneira percebemos que estamos às margens do paraíso divinal e que devemos nos esforçar cada dia mais para nos reintegrarmos a Deus. Uma pesquisa profunda nas Sagradas Escrituras nos indica que somente os iluminados obtiveram permissão para retornar ao mundo dos homens; isso fortalece nosso capítulo sobre os avatares. Até mesmo a Bíblia concorda que existem momentos em que Deus tem que se fazer presente em seus escolhidos.

A ressurreição é contrária aos carmas adquiridos em vidas passadas, pois não comunga desse pensamento, acredita que tudo se edifica nesta única vida. O bem será recompensado com o bem, e o mal será pago com o mal. Não veja isso como uma forma cruel de avaliação. O Antigo Testamento data da época do Código de Talião, olho por olho, dente por dente. Assim é mais fácil entendermos o porquê dessas imposições. Essa teoria é muito mais emergencial que a reencarnacionista, cobra mais o agora e mostra-nos que a ascensão da alma continua sempre e sempre até integrar-se à Luz.

Quando a alma chega ao Paraíso, evidentemente não esgotou sua caminhada; talvez ali seja apenas um local de descanso ou preparação para novas aventuras astrais. Com base em uma evolução, a alma continuará prestando assistência aos homens e edificará uma nova valorização na direção de novos postos e graus.

"Quem crê viverá eternamente!"
(Jesus Cristo)

Nenhum comentário: