quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

24 - Respirações e suas Influências

 
 
"Respirar é manter vivo o corpo e a alma."
 
Respirar é algo de fundamental importância, não somente para manter vivo o corpo, mas também para transmutar energias e revigorar individualmente cada célula do organismo.
 
Muitas técnicas respiratórias são apresentadas, principalmente pelos iogués, pois esses são os verdadeiros mestres nessa arte.
 
O oxigênio conduzido pela respiração tem a capacidade de auxiliá-lo a obter um elevado estado psíquico. Na realidade, somente pela respiração conseguimos desligar totalmente o nível de informações diárias que circulam por nosso sistema cerebral.
 
Obter o "prana" do Universo é captar a essência da vida e permiti-la transitar por nosso organismo, criando barreiras e defesas de autoproteção. Nada pode ser tão puro e profundo. Visualize cada microorganismo que compõe seu corpo sendo envolvido por uma camada translúcida de energia que se encontra na respiração. Cada órgão, cada tecido, cada célula ou membro sendo regado pela força fluídica do macrocosmos. Isso é respirar!
 
Apresentamos a seguir algumas técnicas respiratórias capazes de mudar o estado biológico e mental:
 
a) Respiração neutra: Auxilia no processo de busca da calma interior e da reorganização celular. Sente-se confortavelmente, coluna reta para que não ocorra pressão sobre o diafragma, inspire lentamente pelas narinas enchendo ¾ do pulmão, agora expire lentamente esvaziando ¾ do pulmão.
 
Esse exercício pode ser feito inicialmente por quinze minutos ininterruptos e irá trazer-lhe paz e boa disposição física.
 
Para as meditações leves é a técnica respiratória mais indicada.
 
b) Respiração profunda: Auxilia na busca pelas meditações mais profundas, combate as dores e o mal funcionamento de certos orgãos, principalmente aparelho respiratório, circulatório e reprodutor.
 
Da mesma forma que no exercício anterior, sente-se confortavelmente ou deite-se, adotando a posição de morto, feche os olhos e inspire profundamente pelas narinas enchendo completamente seu pulmão, mas faça isso sem força, retenha o ar por dois ou três segundos, expire pela boca até esvaziar completamente o saco pulmonar. Procure fazer um biquinho com a boca na hora de expelir o ar.
 
Faça esse exercício respiratório inicialmente por cinco minutos, é normal um princípio de tontura, isso é resposta do processo de hiperoxigenação do cérebro e do esforço físico.
 
Essa técnica tem também a finalidade de produzir a queima de calorias.
 
c) Respiração bipartite: Esta é a técnica para quem busca o domínio sobre a mente e o controle perfeito sobre o sincronismo corporal. Alguns monges tibetanos afirmam que ela destrói completamente os males que afligem o corpo, estejam eles localizados em qualquer parte.
 
Procure sentar-se de modo confortável, diafragma solto, sempre se preocupando com a posição da coluna, feche os olhos e inicie.
 
Tampe com o dedo a narina direita e inspire profundamente isem fazer força) pela esquerda; procure encher completamente o pulmão. Retenha o ar por três segundos. Tampe a narina esquerda e solte o ar pela direita (esvazie completamente o pulmão). Agora tampe a narina esquerda e encha o pulmão pela direita, tambe a esquerda e solte o ar pela narina direita, assim sucessivamente.
 
Faça esse exercício por sete minutos; ele combate o estresse, a depressão e permite-lhe visitar escalas etéreas bem interessantes.
 
Obs: Só faça exercícios respiratórios se seu médico atestar que sua saúde é perfeita e esses esforços não lhe trarão problemas.
 
Na realidade, os exercícos leves não causam nenhum problema, mesmo os cardíacos podem fazê-los, mas façam com moderação e consciência.
 
"Respirar é integrar-se a Deus; afinal foi o sopro do Criador que deu vida a alma do homem!"
 
O estado de vibração normal também está ligado diretamente ao processo respiratório que você produz. Quem utiliza a chamada respiração insuficiente, aguça mais o nível mental e se predispõe com maior facilidade às doenças e dores no corpo. Isso se dá em razão da menor oxigenação cerebral, obriga maior atividade na manutenção da vida e nos chama mais à realidade.
 
Quando você, buscador, conseguir manter sua respiração de modo perfeito, nas 24 horas do dia, terá um cérebro muito mais irrigado e um coração mais oxigenado, assim como todas as células e órgãos de seu corpo. Apesar de se manter no nível mental seu organismo fica mais predisposto a atingir uma escala vibratória mais elevada.
 
Respirar é absorver o prana, a vida eterna!
 

Nenhum comentário: