quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

10 - Reencarnação

"Reencarnar é ter o direito de viver aquilo que não se teve chance em uma única Vida."


Chamamos reencarnação o processo de retorno da alma para outro corpo material em cumprimento de sua missão evolutiva.

Reencarnação tem sido um tema muito debatido nos últimos séculos dentro das religiões e filosofias. A maioria das escolas místicas é de visão reencarnatória.

Realmente tem o espírito a possibilidade de retornar em outra vida, em outro corpo?

Segundo Allan Kardec, o decodificador do espiritismo moderno, sim. Ele alega que após a morte o espírito desencarnado ascende a determinados lugares, onde recebe instruções, toma consciência de seus erros e acertos, escolhe uma nova missão (carma), que julga capaz de suportar, e retorna. Esse retorno dá-se com a perda quasetotal dos conhecimentos da nova missão escolhida. A Alma encarnada não transmite ao corpo físico quase nenhuma mostra de seu vasto conhecimento adquirido em várias vidas.
 
A teoria da reencarnação é aceita por muitos. As religiões védicas, o xintoísmo, o espiritismo, as religiões afro, o budismo, todos crêem que isso é possível, que o Dharma se ancora em uma filosofia didático-pedagógica de evolução, sendo os carmas as avaliações pelas quais o espírito encarnado se submete.

Após sucessivas reencarnações e evoluções, o espírito puro poderia ascender a esferas mais etéreas, livrando-se do incómodo da matéria. O objetivo final, se é que podemos assim dizer, seria a reintegração à Luz Maior.

Muitas vezes, ao chegarmos em um local pela primeira vez, temos a nítida impressão de já conhecê-lo profundamente. Podemos até nos guiar pelas ruas e alamedas, se for um bairro ou uma cidade, saberemos dizer onde se localiza a igreja e a praça; teremos quase a certeza de que fizemos contato com os moradores. E como isso é possível se ali estamos pela primeira vez? Os reencarnacionistas dirão que em vidas passadas seu espírito já esteve ali, e que guardou as impressões desse local.

Qualquer elucubração sobre esse processo pode ser perigosa, pois não é intuito deste escritor causar polêmicas, mas simplesmente elucidar cada ponto importante do esoterismo e abrir-lhe novos horizontes. O livre pensar é tão ou mais importante que a visão pessoal que alguém possa ter.

Um papel muito importante do ocultismo é o de não impor pontos de vista, mas permitir que o buscador aceite este ou aquele argumento. Muitos estudiosos afirmam que mesmo na Vida após a Morte haverá uma dimensão preparada para recebê-lo dentro da sua forma de pensar e agir; isso se baseia nos ditames de Jesus de Nazaré: A casa de meu pai tem muitas moradas.

Segundo os egípcios, após a morte de um faraó, ele se apresentava em espírito diante do tribunal de Osíris, no qual seria julgado por seus atos em vida. Seu coração seria pesado em uma balança que tinha como prumo da verdade uma pena, o coração tinha que ser tão puro que jamais poderia pesar mais que a pena. Assim, se fosse considerado justo e digno, teria permissão de retornar ao mundo. Caso contrário, vagaria e pagaria por toda a eternidade.

Essa era a razão única do processo de mumificação tão exaustivamente trabalhado pelos egípcios — manter o corpo em perfeitas condições para o retorno da alma.

Reencarnar é, literalmente, tornar-se novamente carne.

Existem historiadores e teólogos que afirmam que a Igreja Católica, até o ano 220, era reencarnacionista, mas encontrava muitas dificuldades em refrear os ânimos do povo. Assim adotou uma teoria ressurreicionista* obrigando os homens a ser justos e bons naquela vida, pois não haveria uma segunda chance.

Sabemos que muitos são os meandros da evolução; por isso, deixamos que cada um aceite ou não essa teoria; afinal, temos a eternidade para posicionar-nos.

Que a evolução da alma é o sustentáculo da vida eterna, não temos dúvidas, mas simplesmente não nos cabe indicar qual raiz teológica é mais precisa. Gostáramos apenas de alertá-lo, na qualidade de buscadores, que cada ser traz dentro de si uma verdade inquestionável, que sem dúvida alguma é a que o guiará pelos caminhos do cósmico. O Criador, em sua sapiência, criou várias moradas e dará a cada um a chance de viver sua Verdade. Fenomenicamente a evolução de sua alma será cumprida dentro daquilo que por toda a vida você abalizou como sendo a mais precisa de todas as teorias.

Segundo o iogue Ramacharaca, em seu livro Vida após a morte, Deus aceita a sua verdade como sendo a Dele. Não haverá surpresas na vida Eterna.

* (N.A). Ressurreicionista é a teoria que alega que após a morte o homem reviverá no paraíso. Terá novamente vida, em outro plano, jamais na Terra.

Nenhum comentário: