"Ioga não é uma religião, mas uma filosofia milenar."
O ioga é uma técnica científica que data de mais de 5.000 anos e é responsável pela união do homem com o Universo.
Dirá o mestre De Rose, ioga é toda técnica que conduza ao Samadhy.
Reintegrar o ser à sua essência perdida é a principal filosofia desse segmento amplo e ilimitado. Essa reintegração se dará pelo conhecimento (jnana), pela obra e pelo desprendimento:
"Permaneça em mim e tereis a gnose (saber) da vida!"
(Jesus Cristo, Novo Testamento)
O ioga busca a união perfeita entre o físico e o astral. Atua no equilíbrio do físico para que a longevidade seja saudável e cheia de energia.
Apresentaremos a divisão de uma aula de ioga, na qual são abordados desde os mais simples princípios de exercícios até as grandes concentrações e meditações:
a) Mudras: gestos reflexológicos de união físico-espiritual.
b) Pujá: chuva de energia dentro do processo da visualização.
c) Mantras: hipersons que ativam glândulas e fazem o elo entre o físico e o espiritual.
d) Asanas: posturas psicofísicas.
e) Pranayamas: exercícios respiratórios.
f) Yoganidra: técnicas profundas de meditação.
g) Ananda: encontro com a felicidade.
Entre outras tendências, o ioga visa quebrar as correntes de samsara, ou roda de encarnações que nos mantém presos a este estágio terreno.
Tipos de ioga
- Hata: ioga físico.
- Raja: ioga real.
- Jnana: ioga mental, ioga do saber.
- Krya: ioga da purificação.
- Laia: ioga da fusão, do mergulho no oceano vibratório.
- Swastya: ioga da integralização, completo.
- Karma: ioga que busca a quebra dos nossos carmas.
- Tântra: ioga sexual.
- Sarva: único ioga que age sobre a totalidade do ser.
- Backty: ioga devocional, do amor, da religião.
- Mantra: ioga dos mantras e vibrações.
O ioga não é uma religião, apesar de os ocidentais assim o verem, mas age dentro das propostas de integralização do ser com a Divindade.
Acreditamos que, por mais científico que seja o meio, é imprescindível uma filosofia ampla e voltada para o Infinito. Só assim o homem se adaptará a uma visão cosmogônica, na qual se perceberá integrado a Deus, e nunca isolado no Universo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário