quinta-feira, 14 de abril de 2011

Filóloga Dilmene

Blog: filologadilmene.blogspot.com.br

"Por força da Portaria do Ministério da Educação e da Cultura, número 1.886 de 30 de dezembro de 1994, em seu artigo 9º, tornou-se obrigatória a apresentação de monografia para a conclusão de cursos superiores, como segue:

"Para conclusão do curso, será obrigatória a apresentação e defesa de monografia final, perante banca examinadora, com tema e orientador escolhidos pelo aluno".

De acordo com a Portaria deste mesmo órgão, de número 3 de 09 de janeiro de 1996, estabeleceu-se, em seu artigo 16, que esta obrigatoriedade se dará aos alunos matriculados a partir de 1997.

Nos cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado esta obrigatoriedade sempre existiu, embora com outras denominações (dissertações para mestrado e teses para doutorado).


Com relação à aplicação das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, norma NBR 6023, 10520 e 14724, objetiva-se a melhoria da qualidade de apresentação dos trabalhos, bem como sua normatização.


Assim, além de cumprir às exigências do Ministério da Educação e Cultura, os trabalhos de conclusão de curso devem ser apresentados de acordo com a normatização da Associação Brasileira de Normas Técnicas".


Todos os meus trabalhos são desenvolvidos dentro das normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para o desenvolvimento de trabalhos universitários, tais como monografias, teses, dissertações, resenhas, fichamentos, entre outros.


"Muitas universidades exigem a apresentação destes trabalhos de acordo com a resolução da própria instituição, com base nos padrões da ABNT, elaborando seus próprios manuais e roteiros de desenvolvimento de trabalhos. Neste caso, para a elaboração dos trabalhos dentro destas normas, faz-se necessário o fornecimento pelo contratante das normas exigidas pela instituição.


Todos os trabalhos são formatados nas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Este é o padrão reconhecido em todo o território nacional e em muitas universidades estrangeiras". Sendo assim, se você já elaborou seu trabalho, só que falta formatá-lo dentro das normas da ABNT, eu trabalho justamente com esse tipo de formatação.



Nenhum comentário: