quarta-feira, 1 de abril de 2015

Dia da Mentira


Quem nunca foi vítima de pegadinhas no dia 1º de abril, que atire a primeira pedra. A data, conhecida por muitos como o Dia da Mentira ou Dia dos Bobos, é geralmente permeada por diversas brincadeiras e trotes entre amigos, colegas de trabalho e familiares. A origem desta tradição famosa no mundo inteiro ainda não foi totalmente confirmada. Mas algumas versões se destacam entre as possibilidades mais próximas da história oficial.

A explicação mais encontrada em sites que buscam compreender essa questão dá conta de que a ideia surgiu na França, no reinado de Carlos IX, no século VI, quando o ano-novo era comemorado no dia 25 de março, devido ao início da primavera. As festas, então, duravam uma semana, movimentando as ruas até o dia 1º de abril. Entretanto, em 1562, o papa Gregório XIII instituiu um novo calendário, no qual o ano-novo caía em 1º de janeiro.  O rei francês apenas passou a seguir o decreto papal dois anos depois, em 1564, fazendo com que os franceses que não aderiram à mudança comemorassem o ano-novo na antiga data, ou seja, no dia 25 de março.

Alguns brincalhões da época teriam aproveitado o momento para ridicularizar os que mantinham a comemoração conservadora do calendário anterior e os apelidaram de “bobos de abril”. Para comemorar a data, passaram a entregar presentes estranhos e convites para festas que não iriam acontecer, como forma de brincar uns com os outros. Com o passar do tempo, a ideia se espalhou pelo país e, cerca de 200 anos depois, migrou para a Inglaterra e para o resto do mundo.

O costume de marcar determinadas datas pela vigência de eventos, como o Dia dos Namorados e o Dia do Amigo, por exemplo, é uma característica em comum das sociedades mais antigas e das mais atuais. Conforme a antropóloga Josiane Ulrich, a prática marca uma necessidade dos indivíduos de ritualizar certos comportamentos. “Com essa ideia do Dia da Mentira, é possível brincar com os amigos de uma forma em que, no cotidiano, não aconteceria. Serve para sair da linearidade dos dias comuns”, comenta.



Brincadeiras à parte, a data segue como um marco no dia a dia de quem gosta de aplicar pegadinhas em amigos ou colegas de trabalho. O que resta é ficar atento aos possíveis trotes e enganações inocentes que podem vir a ocorrer nesta quarta-feira.
________________________________________
Fonte: Jornal Gazeta do Sul
http://www.gaz.com.br/conteudos/geral/2015/04/01/44324-dia_da_mentira_conheca_a_possivel_origem_da_data.html.php

Nenhum comentário: