sábado, 1 de julho de 2023

MÚSICA PARA IDOSOS


Conheça os benefícios à saúde mental

O hábito de tocar ou cantar músicas auxilia na prevenção de doenças neurodegenerativas

Homem idoso se divertindo ouvindo música com headphones

A música possui uma influência positiva significativa no bem-estar e, principalmente, no desenvolvimento criativo e mental. Para pessoas mais velhas, a música também pode oferecer uma série de benefícios, sendo uma ferramenta fundamental tanto para a saúde emocional quanto para prevenção de doenças degenerativas, como o Alzheimer.

Como a música contribui para a saúde emocional dos idosos?

De acordo com Pedro Leopoldo Ortiz, psiquiatra do Hospital Brasília Unidade Águas Claras, além de diminuir os níveis de ansiedade, a música também contribui para a socialização, o que é especialmente benéfico para os idosos.

As principais vantagens da música para a terceira idade são:

Melhora do humor e redução do estresse

Estímulo à cognição e à memória

Interação social e combate ao isolamento

Senso de pertencimento

Incentivo a movimentos e a exercícios

“A música também ajuda a diminuir a sensação de dor pela questão emocional, por mudar o foco e estimular outras áreas cerebrais o que, num contexto global, ajuda a processar a sensação de dor de forma diferente e com menos sofrimento", afirma o psiquiatra. 

Como a música auxilia na prevenção de doenças de memória?

A música possui a capacidade de estimular diversas áreas do cérebro, como o hipocampo, responsável pelas memórias, e o córtex frontal inferior, responsável por pensamentos mais complexos, e isso contribui para a preservação da função cognitiva.

“Quando a pessoa idosa faz parte da construção da música, cantando ou tocando, várias áreas  do cérebro também são ativadas, como os lobos frontais e os córtex motor e sensorial. Com todo esse estímulo, naturalmente ocorre a prevenção das doenças degenerativas, como o Alzheimer e demências”, finaliza Pedro Leopoldo Ortiz.


Validado por Dr. Pedro Leopoldo Ortiz (Psiquiatria - CRM 11771/DF - Médico Psiquiatra, formado pela UFMS em 1999, com residência em Psiquiatria pelo Hospital de Base.
Elissandra Silva - Assistente Editorial
Escrito por Elissandra Silva - Assistente Editorial (Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar)

Nenhum comentário: