quarta-feira, 12 de junho de 2019

Origem do Dia dos Namorados no Brasil


No mundo todo, diversas datas são comemoradas todos os meses, são dias de homenagem às mães, pais, profissionais, santos, elementos da natureza, personalidades importantes e personagens históricos. Uma das celebrações mais importantes é a do Dia dos Namorados, porém, esta data possui diversas origens, algumas bem curiosas, outras envolvendo fatores econômicos e crendices populares.

Uma das lendas sobre a origem remete à época anterior ao nascimento de Jesus Cristo. Na Roma antiga, o Dia dos Namorados teve início quando o imperador Claudius II proibiu o casamento entre jovens em 270 a.C. O objetivo era diminuir o número de homens casados e ter mais soldados em seu contingente. Insatisfeito com a proibição, o bispo Valentinus desafiou a autoridade do rei e começou a realizar casamentos escondidos. Após descoberto, foi preso e condenado à morte. Na prisão, Valentinus apaixonou-se por uma moça cega, filha do carcereiro. Com um milagre, ele recuperou a visão de sua amada e deixou-lhe uma carta antes de ser decapitado. No bilhete, lia-se “from your Valentine” (do seu Valentinus). Foi desta frase que surgiu a expressão Valentine’s Day (Dia de São Valentim), data comemorada, até hoje, nos Estados Unidos, no dia 14 de fevereiro.

No Brasil, o dia teve uma origem comercial, em 1948, quando a rede de lojas Clipper percebeu que durante o mês de junho sempre ocorria uma queda nas vendas relacionada à ausência de uma data comemorativa no mês. Para reverter essa situação, a empresa contratou o publicitário João Dória, que teve a ideia de copiar o Valentine’s Day e escolheu o dia 12 de junho para as comemorações. A data não foi escolhida por acaso. No Brasil, as mulheres, esperançosas na busca de um amor, homenageiam o Santo Antônio, o “santo casamenteiro”, no dia 13 de junho. Então a escolha do Dia dos Namorados ficou para um dia antes destas homenagens ao santo do amor. A estratégia de Dória surtiu efeito com o slogan “não é só com beijos que se prova o amor”, o que alavancou as vendas da loja e criou a tradicional troca de presentes da data.

Desde então, casais apaixonados trocam presentes como chocolates, flores, ursinhos de pelúcia, cartões e outras lembranças para reafirmar o amor e o carinho que sentem todo dia 12 de junho.


Por Felipe Araújo

Fonte: https://www.infoescola.com/curiosidades/origem-do-dia-dos-namorados-no-brasil/


 


O dia dos apaixonados, enamorados, in love no Brasil é 12 de junho. Esta é uma oportunidade para celebrar o amor para os casais apaixonados. Este dia de amor nos afeta de forma diferente. A cada ano, uma forma de demonstrar seu amor a sua parceira ou parceiro é reinventada e novas ideias são criadas para não repetir o presente. Mas você não se preocupe! Vamos dar-lhe ideias de presentes para o dia dos amantes. Antes de passarmos à forma de comemorar o dia dos namorados no Brasil e quais presentes oferecer a sua metade, conheça as origens do dia dos namorados.

Origem do Dia dos Namorados

No século II, São Valentim era um padre que vivia em Roma. A cidade foi governada pelo imperador Claudio II, que tinha decidido proibir a celebração de casamentos para os jovens, porque ele acreditava que os solteiros sem família eram soldados melhores, sem ligações afetivas. Valentim sentiu que o decreto foi injusto e enfrentou o imperador. Ele celebrou, secretamente, casamentos de jovens apaixonados. Dessa forma, popularizou-se a lenda de São Valentim, o santo padroeiro dos namorados. Quando o Dia dos Namorados começou a desfrutar de grande prestígio em Roma, o imperador Claudio II fica sabendo e chama o padre no palácio. O padre aproveitou a oportunidade para trazer ensinamentos do cristianismo.

No início, Claudio II demonstrou interesse a estas ideias, porém, exército e o governador de Roma, chamado Caio Calpúrnio Pisão, convencem-no a matar Valentim, cortando-lhe a cabeça. O oficial, chamado Astério, encarregado de aprisionar Valentim, queria testar Valentim. Ele desafiou-o a fazer com que sua filha, chamada Julia, que nasceu cega, pudesse enxergar. Valentim aceitou o desafio e ela pôde enxergar.

Este acontecimento perturba Astério e sua família se converte ao cristianismo. Apesar desta façanha, Valentim continuou preso e algum tempo depois o Imperador ordenou que o sacerdote fosse executado no dia 14 de fevereiro de 270. Julia, querendo agradecer ao santo planta uma rosa ao lado de sua sepultura. Desde aquele dia, as rosas são o símbolo do amor e amizade duradoura. A data da comemoração do dia dos namorados em 14 de fevereiro, foi criada pelo Papa Gelásio para honrar os namorados. Os restos mortais de São Valentim está mantido na Basílica que leva seu nome, que está localizado na cidade italiana de Terni, na Itália. Todo 14 de fevereiro é comemorado na igreja de São Valentim com um ato de compromisso por diferentes casais que querem se casar no ano seguinte.

Dia dos Namorados no Brasil

Em todos os países, o Dia dos Namorados é comemorado em fevereiro. Contudo, há exceções. O dia dos namorados no Brasil é dia 12 de junho. Além disso, a data é  chamada de Dia dos namorados e não dia de São Valentim. Mas a tradição continua a mesma: a data é dedicada aos apaixonados e suas demonstrações de amor e carinho.

Inicialmente, a data foi escolhida com base em critérios relativos a uma estratégia comercial. Por não ter uma data em especial no mês de junho e ser um mês de vendas baixas para o comércio, João Dória, publicitário da agência Standart Propaganda, cria slogans para a loja Exposição Clipper (hoje, extinta) para aumentar as vendas do mês de junho. Em 1949, em São Paulo, é lançado os slogans publicitários criado pela agência, a qual Dória comandava: “Não é só com beijos que se prova o amor! ”  e “Não se esqueçam: amor com amor se paga”, sendo  consideradas como as melhores peças  publicitárias  do ano pela Associação Paulista de Propaganda.

Haveria também uma outra razão: 12 de junho é o dia da Festa de Santo Antônio, o santo padroeiro dos amantes e aquele que ajuda mulheres solteiras a encontrar um amor. Santo Antônio de Pádua, nascido em Lisboa em 15 de agosto de 1195 e morto em Pádua em 13 de junho de 1231, foi um famoso médico da igreja, considerado o protetor dos amantes em Portugal e no Brasil.

A evolução da celebração do Dia dos Namorados

A origem do dia dos namorados é por volta do final da Idade Média. No século XIV na Inglaterra, era comum formarem casais que não se conheciam. Este costume nasceu na aristocracia inglesa no final da Idade Média. Durante um determinado dia, o casal tinha que oferecer, secretamente, pequenos presentes.

Esta tradição chegou na França e era comum o envio de poemas. O Dia dos Namorados tornou-se um dia para celebrar a amizade enviando poemas. Mas, aos poucos, essa tradição se transformou em uma celebração do amor, apesar de outros continuarem a celebrar a amizade durante a data.

Nos Estados Unidos, a tradição do Dia dos Namorados começou a partir do século XVIII. Avanços nas impressões e preços mais baixos estimularam o serviço postal para enviar cartas para o dia dos namorados. Em 1840, Esther A. Howland começou a vender os primeiros cartões postais criados para o Dia dos Namorados nos EUA.

A partir do século XIX, começaram a trocar cartões e presentes, tais como rosas e chocolates. A rosa é o presente mais comum entre os apaixonados, amigos e familiares, e a cor da rosa determina o significado da mensagem. Por exemplo, a rosa vermelha simboliza o amor, o branco representa a paz e amarelo amizade. Atualmente, o dia do Dia dos Namorados é muito comercial. As lojas, restaurantes e hotéis fazem preços especiais para a data.

Ideias de presentes para o Dia dos Namorados

A data está se aproximando e você ainda não tem uma ideia para presentear seu parceiro ou parceira, não se preocupe! Nós selecionamos alguns sites onde você poderá escolher, do conforto de sua casa, presentes originais que vai agradar a todos os gostos e bolsos.

Presentes para os apaixonados fashionistas

Se você tem uma amante ou um amante ligado em moda ou se você quer dar um novo look a sua namorada ou seu namorado para renovar seu guarda-roupa, você vai encontrar o presente perfeito nestas lojas online.

stylight.com.br
amaro.com.br
fartetch.com.br
shop2gether.com.br
Presentes para os apaixonados por eletrônicos

Se a sua namorada ou namorado é viciado em tecnologia, gadgets, ou se você quiser facilitar seu dia-a-dia, você vai encontrar o presente certo nestas lojas online.

aliexpress.com
gurivéio.com.br
eletroshopping.com.br
megamamute.com.br
Presentes para apaixonados esportistas
Se a sua namorada ou namorado prioriza a saúde e a prática de esportes, como o futebol, corrida, natação, bicicleta, entre outros, você vai encontrar o presente certo nestas lojas online.

kanui.com.br
decathlon.com.br
dafitisports.com.br
gamaia.com.br
Em que dia é este ano o dia dos Namorados ?

Para nao faltar os preparativos para celebrar esse dia importante do Namorados, nos deixamos-te este calendario oficial para cada ano.

Dia dos Namorados 2015 : Sexta-feira, 12 de Junho 2015
Dia dos Namorados 2016 : Domingo, 12 de Junho 2016
Dia dos Namorados 2017 : Segunda-feira, 12 de Junho 2017
Dia dos Namorados 2018 : Terça-feira, 12 de Junho 2018

Fonte: http://calendario-feriados-brasil.com.br/quantos-feriados/dia-dos-namorados/

Nenhum comentário: