sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Festival a Hathor


Uma ilustração do famoso zodíaco circular, originalmente no teto de Templo de Het-Hert, (Hathor em grego) ou o que é comumente conhecido como o Templo de Dendera em Qena, Egito. O zodíaco circular é de c. 200 aC. O original está agora no Museu do Louvre, e uma cópia está em seu lugar no Templo. O zodíaco é Cenred no Pólo Norte celestial como mostrado pela hippopatumus no seu centro, um símbolo das constelações polares.

Hathor era constantemente chamada de a mãe de todas as divindades egipcias, era tambem uma Deusa Lua, como muitos nomes como Het-Hert, Hetheru.

Os cultos a Hathor ja existiam , antes mesmo de se criarem as ascencoes das divindades masculinas, segundo os historiadores.

Hathor reina sobre o ceu, o Sol , sob a rainha, a musica, as dancas e as artes.
Os egípcios a chamavam de a vaca celestial, e diziam que originou a via lactea com seus proprios fluidos vitais. Era tambem identificada com o dourado ganso do nilo, que botou o Ovo Dourado do Sol. Ela era a rainha do Oeste, senhora dos mortos, mas tambem a protetora da mulheres e da maternidade.

Ela tinha a aparencia de vaca que usava um disco de Sol entre seus chifres, ou uma mulher com aparencia de rainha com o mesmo disco em sua cabeça.
Hathor eh uma Deusa muito antiga, datando dos tempos da predinastia.Quando a regra dinastica comecou, como Horus era associado ao Rei, Hathor foi associada a rainha. Seu nome significa "A casa de Horus" ou " o ventre de horus", ela esta associada assim a familia real. Assim como todo o mundo podia ser visto como a casa de Horus, Hathor pode ser vista como uma deusa mae de todo o mundo, similar a Isis.

O culto anual a Hathor, tem sacerdotes homens e mulheres, poucos sao os arquetipos cujas deidades tem seguidores de ambos os sexos tanto quanto ela. Muitos sao artesaos, musicos, e dancarinos , ambos usam estes talentos pra homenagea-la com grandes obras de suas artes. A Musica e a danca fazem tanto parte do ritual a Hathor, como pra nenhuma outra deidade Egipcia. Essa foto ao lado eh de membros em uma celebaracao aos cultos de hathor.

Hathor por si mesma representa a encarnacao da danca, pois sao contadas historias de como ela dancava antes de Ra desaparecer .

Hathor tem tambem seu lado obscuro, quando a humanidade comecou na terra, Ra quis punir os humanos por terem se tornado desrespeitosos e perversos ao olhar dos Deuses. Entao ele mandou que ela se vingasse, assim ela matou muito humanos ateh seu sangue correr e se tornarem rios. Ra comecou a sentir pena deles e pediu que ela parasse, mas ela estava enlouquecida e Ra entao lancou 7 mil jarras de cerveja e mandragora para que parecessem sangue nos rios. Hathor bebeu toda a cerveja ateh esquecer-se de sua raiva, e de seu desejo por sangue.

Inspiracao era uma das grandes magias desta Deusa, muitos vao aos seus templos para terem explicacoes sobre seus sonhos e para pedir seu poder de inspiracao em suas criacoes, este ato eh muito parecido com a invocacao das 9 musas, para aqueles que segue o panteao grego.
Celebrada em todo Egito , seu foco central era em Dendera.
Este temploa ao lado eh neste local.


Hathor

Não precisa ser místico ou vidente
Pois todos já estão cientes
Que no meio dessa mistura de escorpião e serpente
Existe uma mulher perigosa e ardente

Segundo mitos e lendas, pode ser Hathor,
A encantadora Deusa do Amor
Que com seu encanto e calor
Aquece corações com fervor

Arisca, sensual e envolvente,
Controla com poder de sua mente
Aquela pessoa que com o coração carente
Ousa passar pela sua frente

Poderosa pode dar vida ou matar
Cuja decisão, só depende de sua vontade de amar.
E quando quer, pode até lhe atropelar,
Basta apenas um deslize, para ela se vingar.

Seja o que for, até mesmo Hathor,
O que não lhe falta é vigor,
Pois essa “Deusa” é calor,
Naquilo que se refere ao amor.

Por Dilmene Rodrigues

Egyptian Goddess - Hathor by Katy Noura Butler

Goddess Dance Hathor Ament



Nenhum comentário: