Visto que conhecimento nunca é demais, ao assistir palestras a respeito da “Auto Sabotagem e Procrastinação” pude aprender durante meus estudos que sem dúvida alguma o nosso pior inimigo somos nós mesmos... Normalmente colocamos a culpa do nosso próprio fracasso em alguém ou em algo, nos esquecendo que ao apontarmos o dedo indicador para o erro alheio, esquecemos que restam sempre três outros dedos apontando para nós mesmos.
Dessa forma, a esse tipo de comportamento dar-se o nome de “Auto Sabotagem”, isto é, do francês sabot que significa "tamanco" ou "sapato feito de madeira", o termo sabotagem “ganhou o significado de "impedir" ou "dificultar o transcurso normal do trabalho" pois os operários da Europa central costumavam usar seus próprios tamancos entre as engrenagens das máquinas, para danificá-las”. Em outras palavras, “é o ato de impedir o pleno funcionamento de quaisquer mecanismos, institucionais ou não, que sejam contrários aos interesses dos sabotadores”.
Logo, a auto sabotagem é quando criamos impedimentos, obstáculos em nosso próprio caminho para procrastinar tudo aquilo que temos necessidade e consciência de fazer, mas, não o fazemos.
“Procrastinação é o diferimento ou adiamento de uma ação. Para a pessoa que está a procrastinar, isso resulta em stress, sensação de culpa, perda de produtividade e vergonha em relação aos outros, por não cumprir com a suas responsabilidades e compromissos. Embora a procrastinação seja considerada normal, torna-se um problema quando impede o funcionamento normal das ações. A procrastinação crônica pode ser um sinal de problemas psicológicos ou fisiológicos. A palavra em si vem do latim procrastinatus: pro- (à frente) e crastinus (de amanhã)”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário